A Therapy Coluna foi planejada desde o início para promover e divulgar a fisioterapia como o principal tratamento para pessoas com dor nas costas.
Em 2010, o fisioterapeuta Frederico Calaça, sócio e fundador da Therapy Coluna, iniciou o nosso business plan embrionário. Com cursos onde o foco era a fisioterapia manipulativa e a gestão, a fim de treinar e habilitar os profissionais fisioterapeutas aos tratamentos com maior respaldo científico e com melhores resultados clínicos.
Nossas primeiras unidades foram inauguradas entre julho e setembro de 2019, nas cidades de Itaberaí, Ceres e a capital Goiânia no estado de Goiás. O ano de 2020 trouxe a maturação do nosso serviço e a consolidação como clínicas de referência no estado de Goiás, reconhecimento este que nos proporcionou romper fronteiras. Ainda em 2020, inauguramos uma unidade em um dos maiores e mais importantes estados brasileiros, o Amazonas, desde setembro de 2020 a Therapy Coluna está presente em Manaus-AM.
Respeitando critérios e toda a metodologia de validação de um serviço, no ano de 2022 a Therapy deu mais um grande passo; foi o ano da virada de chave, migramos para o modelo de franquia (franchising), incorporando as unidades já existentes e possibilitando a investidores e fisioterapeutas a oportunidade de conhecer e investir em um serviço validado e de referência.
Atualmente a Therapy Coluna contabiliza mais de 28.000 sessões realizadas e 5 unidades em funcionamento, já incluindo nossa nova unidade em Jataí-GO.
Nosso programa PHD (PROGRAMA HÉRNIA E DOR) focado no paciente com dor severa e diagnóstico clínico de hérnia de disco, tem uma taxa de 97% de eficácia, dentre os casos já tratados em nossas clínicas.
No total, já foram realizados mais de 3.000 diagnósticos diferenciais, onde o grande objetivo é achar a real causa da dor do nosso paciente.
Nossa metodologia é centrada na fisioterapia manipulativa, área da fisioterapia que é reconhecida em guidelines e revisões sistemáticas como um tratamento efetivo e recomendado para dor nas costas.
Área da fisioterapia especializada no tratamento de disfunções neuromusculoesqueléticas, com base no raciocínio clínico, utilizando abordagens altamente específicas, incluindo técnicas manuais e exercícios terapêuticos. Fisioterapia manipulativa também engloba e é guiada por evidências científicas e clínicas disponíveis e pelo quadro biopsicossocial de cada paciente.
A avaliação em qualquer uma das unidades Therapy Coluna é realizada de forma individualizada e personalizada para cada paciente.
Na primeira parte da consulta avaliativa, o fisioterapeuta correlaciona a história do paciente, o seu padrão de dor, as demandas relacionadas ao seu trabalho e hábitos de vida, como nível de atividade física ou sedentarismo.
Durante o exame físico, segunda parte da avaliação, são utilizados testes neurais, ortopédicos e funcionais, assim como questionários validados cientificamente.
Ao final da avaliação, o fisioterapeuta fecha o diagnóstico cinesiofuncional e define o melhor programa de tratamento para o padrão de dor e disfunção do paciente.
O programa de tratamento proposto ao paciente é baseado nos achados da avaliação, o que torna o tratamento mais eficaz e resolutivo.
A Therapy Coluna possui um banco de dados com todos os casos já tratados, o que eleva e certifica a experiência, cuidado e atenção dos nossos fisioterapeutas perante os nossos pacientes.
Durante todo o tratamento o paciente é educado sobre sua dor e quais foram as possíveis causas. No fim do programa, o paciente é orientado sobre como evitar e quais serão os cuidados para não ter novos episódios de dor. Retornos e sessões de manutenção são preconizados dentre 30 a 45 dias, tendo como o objetivo reavaliar o paciente e orientá-lo em como progredir seus treinos e sua rotina diária.
O QUE É DOR DE ORIGEM?
Dor referida, irradiada e radicular são tipos comuns de dores de origem da coluna vertebral.
A dor referida é aquela que tem origem em um determinado músculo, mas o paciente sente o sintoma em outra região.
Por exemplo, músculos do pescoço que geram dor no ombro.
Dor irradiada e radicular são dores com comprometimento neural, seja ele um nervo que tem origem na coluna cervical, torácica ou na coluna lombar.
Ambos os padrões podem se apresentar em crises de hérnia de disco.
Leia mais em: Clique aqui
DOR AGUDA
Logo após trauma, movimento, pancada, queimadura, queda. É uma reação instantânea do nosso organismo a lesão, e tem a duração entre 1 a 14 dias.
DOR CRÔNICA
Quando a dor persiste, tem um padrão regular e prolongado. De modo geral um padrão de dor que ultrapassa 3 meses e pode ou não estar correlacionado a uma lesão tecidual.
O principal objetivo da metodologia das clínicas Therapy Coluna é entender e diagnosticar a real causa da sua dor. Realizando o que chamamos de diagnóstico diferencial.
Mas o que é um diagnóstico diferencial?
O diagnóstico diferencial se refere a confirmar uma possível causa como fonte da dor, excluindo outras hipóteses. Este tipo de diagnóstico é importante porque muitas condições podem apresentar sintomas semelhantes.
Por exemplo, uma dor nas costas causada por um determinado músculo, também pode apresentar sintomas no quadril, da mesma maneira que uma hérnia de disco pode causar uma dor parecida na mesma região.
O diagnóstico diferencial é fundamental para se estabelecer um programa de tratamento adequado, eficaz e personalizado para o paciente.
Entenda nossa metodologia exclusiva para o tratamento de sintomas de hérnia de disco
A hérnia de disco faz parte do processo degenerativo natural do corpo humano, ela ocorre quando o material gelatinoso do disco intervertebral sai através do rompimento da parte fibrosa do disco e isso pode ou não levar a uma compressão de algumas estruturas da coluna, como ligamentos e nervos, provocando sintomas locais na coluna ou em regiões distantes como braços e pernas.
Entretanto, ter hérnia de disco não significa que a pessoa terá dor. A correlação entre a imagem que aparece na ressonância ou tomografia, no caso de hérnia de disco e ela ser a real causa da sua dor não é comprovadamente verdade, isso a nível científico.
Dentre todas as pessoas com dor nas costas considera-se que em 95% a dor é multifatorial (várias causas) o que se denomina dor inespecífica e 5% têm o que se chama de dor específica onde realmente é possível diagnosticar uma fonte real de dor. Considera-se que a dor proveniente de hérnia esteja dentro dos 5%, o que na prática não acontece com tanta frequência, em outras palavras, a pessoa tem hérnia mas não é a hérnia que está causando a dor.
Por isso desenvolvemos o PHD (Programa Hérnia e Dor), programa EXCLUSIVO das Clínicas Therapy Coluna, com ele nossos fisioterapeutas conseguem realizar de forma criteriosa uma avaliação para chegar ao diagnóstico diferencial, identificando assim a real causa da sua dor, propondo um tratamento com respaldo científico, seguro e eficaz para o seu caso
• Diagnóstico diferencial, você vai saber o que realmente está causando sua dor;
• O tratamento é personalizado e individualizado;
• Tratamento baseado cientificamente, da avaliação ao protocolo de alta.
• Pacientes com diagnóstico clínico de hérnia de disco;
• Pacientes com dor nas costas, com ou sem dor nos membros (pernas ou braços);
• Pacientes com dor na perna (dor ciática)
O que é DOR irradiada?
Dor que espalha para outras áreas do corpo, mas tem como origem a coluna vertebral; não se apresenta de forma linear, e sim em uma região do corpo; pessoas com esse tipo de dor relatam sintomas que começam na coluna e vão até o pé, mas de forma difusa.
O que é DOR radicular?
Dor com comprometimento nervoso (neural) e que tem como característica aumento da função neural, aumento da dor quando se movimenta e alonga a região afetada, como braço ou perna. Sensação de queimação, choque, dor lancinante e alteração de sensibilidade, formigamento e dormência (parestesia) são características neste padrão de dor.
O que é RADICULOPATIA?
A radiculopatia é caracterizada pela presença de um déficit neural (perda de função), tanto sensorial, como motora. Não sentir determinadas temperaturas na região e diminuição da força são características neste padrão de lesão. Pode ocorrer concomitante a dor irradiada e radicular ou de forma isolada (sem qualquer sintoma de dor).
A dor articular (ombro, cotovelo, quadril, joelho) pode ser de origem da coluna? Sim!
A explicação passa pela anatomia, neuroanatomia e fisiologia; todos os nervos que inervam ossos, articulações e músculos têm como origem a coluna vertebral; uma vez pinçados, tensionados e lesados, mesmo em suas origens ou em qualquer região durante o seu trajeto, podem resultar em dor e perda de função (articular e muscular).
Objetivo: tratar a origem da dor e não apenas o sintoma.
Até 40% das dores articulares podem ter origem na coluna vertebral.
MARQUE SUA AVALIAÇÃO EM UMA DAS NOSSAS UNIDADES E ENTENDA A REAL CAUSA DA SUA DOR.
Começou a fazer atividade física; seja musculação, corrida, crossfit e sempre tem desconforto ou dores articulares?
Possivelmente, o problema não é a atividade física!
Na Therapy, nós desenvolvemos uma avaliação funcional para quem quer começar ou para pessoas que já praticam algum tipo de atividade física, mas sofrem com dores constantes e crônicas.
De forma personalizada e por métodos científicos, testes funcionais, articulares e musculares, correlacionando com o padrão de dor encontrado e atividade realizada pelo paciente, se esclarece os possíveis déficits e quais disfunções de movimento o paciente apresenta.
O resultado desta avaliação é apresentado por meio do diagnóstico cinesiofuncional, acompanhado por um relatório, seguido de orientações ao paciente e sua equipe desportiva, e caso necessário, o paciente é orientado a algum dos nossos programas de tratamento.
Clínica de fisioterapia manipulativa especializada na avaliação, diagnóstico funcional, tratamento e prevenção de dor e disfunções de origem da coluna vertebral.